+351 252 378 318
ENVIOS EXPRESSO 24H
 
Como é que a água entra no motor?
2018-04-03 https://www.motor24.pt/area-de-servico/agua-entra-no-motor/ Motor 24 Motor 24

Se alguma vez teve que passar com o carro por dentro de um curso de água com alguma profundidade, é bem provável que tenha tido uma avaria. Isto é porque entrou água para dentro do motor, através do sistema de admissão, e se o motor estava em rotação normal, ao tentar comprimir o novo líquido dentro dos cilindros, a pressão excessiva fê-lo entrar em choque hidráulico. Muitas vezes, isto significa a quebra de um componente vital do motor.


Isto não quer dizer que nunca pode passar com o carro dentro de um elemento líquido, apenas que deve ter alguns cuidados quando o fizer. Assim, mostramos as ocasiões em que não faz mal passar com o carro por água, bem como o que fazer se tiver uma avaria no motor, causada pela entrada de líquidos.


CHUVA


O próprio filtro da admissão e a sua posição dentro do capô, são suficientes para impedir a entrada de gotículas de dimensões tão pequenas como a chuva. Pelo mesmo motivo não há possibilidade da água de uma lavagem entrar no motor.


POÇAS DE ÁGUA


Quando o carro passa por uma poça de água, esta é espalhada por todo o lado, mas geralmente a água é atirada para longe da entrada do motor. O maior perigo de passar por dentro de uma peça é a perda de aderência, não entrada de água no motor.


ESTRADA INUNDADA


Aqui já existe hipótese de entrada de água do motor. Mesmo que a altura da água em repouso não ultrapasse a capacidade de vau, pode sempre entrar água pela admissão de ar quando o carro causa o movimento da água. Se não tiver confiança mesmo a baixa velocidade, dê a volta.


CURSOS DE ÁGUA


Se precisar de atravessar um curso de água, como um riacho ou um lago, não é aconselhável fazê-lo num carro normal, o mais provável é mesmo que entre água. Use apenas um veículo preparado para todo-o-terreno, se possível equipado com snorkel.


JÁ HÁ ÁGUA NO MOTOR


Se entrou água para o motor e ele estava em funcionamento, o mais provável é que tenha avariado. Isto pode significar uma reparação cara, pois o mais certo é ter que montar peças novas para os injetores, as válvulas ou as cabeças.

NEWSLETTER
© 2024 M2Parts.pt. All rights reserved
Code and Design by Webhouse.pt
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais