O Mercedes-Benz Classe A foi apresentado publicamente em Genebra, mas foram as declarações de Tobias Moers, CEO da AMG, sobre o futuro A45, que fizeram notícia.
Finalmente, ao vivo e a cores com o novo Mercedes-Benz Classe A (W177), onde pudemos sentar no seu ousado interior e apreciar em primeira mão o MBUX — Mercedes-Benz User Experience —, sistema que funde o sistema de infoentretenimento com o painel de instrumentos.
É definitivamente o destaque desta nova geração, originando um interior com aspeto totalmente distinto — fruto dos dois ecrãs de disposição horizontal que concentram toda a informação do painel de instrumentos e infoentretenimento —, não só do predecessor, como também de toda a concorrência.
Já tratámos extensivamente sobre o novo Classe A na Razão Automóvel, pelo que no Salão de Genebra, foram as declarações de Tobias Moers, o CEO da Mercedes-AMG, que acabaram por ganhar mais relevância sobre uma das versões mais desejadas da nova geração: o Mercedes-AMG A45.
Confirmado: Mercedes-AMG A45 com mais de 400 cv
Com um nome de código como “Predator” seria natural que o sucessor do A45 suscitasse muita curiosidade — o 2.0 litros de 381 cv da CLA 45 Shooting Brake deixou-nos impressionados. Apesar de no Salão de Genebra, não ter havido lugar para nenhuma apresentação oficial do A45 ou do inédito A35, Tobias Moers, em declarações à publicação Motor Report, levantou a ponta do véu sobre o que esperar do seu “hot”… “mega hatch”:
O que estamos a fazer para a próxima geração (do A45) é o desenvolvimento de um motor totalmente novo, com 2.0 litros (…) — nada em comum com o (atual). (…) será capaz de mais de 400 cv. Mas isso não fará sentido a não ser que tenhamos uma equivalência na dinâmica — não sou um fã de carros com potência a mais (para o chassis).
Moers quer que o A45 seja a referência nos “hot hatch”, não só em potência como em comportamento: “potência não é nada sem uma dinâmica de condução que seja capaz de acompanhar essa mesma potência”. Razão pela qual, além do motor, o futuro A45 também terá um novo sistema de tração integral.
Está previsto que o novo Mercedes-AMG A45 seja apresentado ainda este ano.
Mercedes-Benz Classe A em Portugal
Quanto ao Mercedes-Benz Classe A, tem chegada prevista ao nosso país no mês de maio, com dois motores a gasolina e um a gasóleo. A gasolina destaque para o novo 1.33 turbo (A200) com 163 cv, desenvolvido em parceria com a Renault. Será acompanhado por um 2.0 litros (A250) com 224 cv, enquanto o Diesel é o conhecido, mas revisto 1.5 (A180d), com 116 cv.